top of page

Preciso parar de procrastinar!

Quando deixamos para depois o que gostaríamos de fazer ou deveríamos estar fazendo, estamos procrastinando. Na maioria das vezes adiamos coisas chatas ou trabalhosas, mas há muitas situações em que postergamos tarefas simples e até prazerosas.

Apesar da procrastinação ser algo extremamente comum no nosso dia a dia, ela pode vir associada a uma boa dose de frustração, culpa e autocrítica.

Por que eu procrastino tanto? Eu não deveria ser assim!

E, quanto mais procrastinamos e a pilha de tarefas não realizadas vai crescendo, mais feroz pode ficar a autocrítica. Sou um fracasso! Sou inútil! Não sou confiável! E os sentimentos de culpa e frustração podem se somar aos de tristeza e vergonha.

Nem sempre o impacto é assim tão drástico. O fato é que a procrastinação pode nos afastar e muito da vida que gostaríamos de ter.

Se nos faz tão mal, por que procrastinamos?

Pode parecer que não, mas procrastinar é uma escolha!

Não estou dizendo isso para que você se sinta ainda mais culpado ou culpada. Pelo contrário, espero que após compreender por que você tem feito essa escolha em muitos momentos do seu cotidiano, a frustração diminua e você comece a agir mais de acordo com as suas metas e objetivos.

Quando procrastinamos, escolhemos fazer alguma outra coisa no lugar daquela que deveríamos ou gostaríamos de fazer. Essa outra coisa é geralmente algo que nos dá um prazer imediato (dormir, comer, assistir séries e fuçar nas mídias sociais), mas pode ser também alguma outra tarefa, geralmente mais simples, mais conhecida e menos urgente do que aquela que deveríamos estar fazendo (̶c̶o̶m̶o̶ ̶l̶e̶r̶ ̶t̶e̶x̶t̶o̶s̶ ̶s̶o̶b̶r̶e̶ ̶p̶r̶o̶c̶r̶a̶s̶t̶i̶n̶a̶ç̶ã̶o̶ ̶e̶m̶ ̶a̶l̶g̶u̶m̶ ̶b̶l̶o̶g̶).

Por que fazemos essa escolha?

Muita gente acha que essas escolhas são feitas por preguiça ou má vontade. Não é à toa que a autocrítica e a culpa são consequências comuns da procrastinação. E se eu dissesse que esses não são os motivos mais comuns para esse comportamento?

Preparei esse quadro com algumas das causas

mais frequentes para a procrastinação

Você se identifica com alguma (s) delas?

São tantas razões que nos levam a protelar uma tarefa, que pode ser difícil pensar em soluções para esse comportamento que nos traz tantas consequências negativas e sofrimento.

Existe uma solução?

Se você procura A SOLUÇÃO DEFINITIVA para nunca mais procrastinar, pode acabar se frustrando, pois procrastinar faz parte da vida e pode ser saudável até certo ponto.

Contudo, há sim muitas estratégias que nos auxiliam a fazer escolhas melhores, agindo mais efetivamente e nos aproximando de uma vida mais plena e satisfatória!

As estratégias variam conforme as causas da procrastinação, que variam de acordo com o contexto e o tipo de atividade que está sendo adiada.

Se você quiser entender melhor o que está por trás da sua procrastinação e pensar em alguns antídotos para ela, acompanhe essa série que preparei sobre o tema. Os textos são independentes. Você pode ir lendo aos pouquinhos, em qualquer ordem, ou pode ler apenas aqueles que se relacionam com a sua situação no momento.

É só ir clicando aí embaixo nos posts relacionados.

Posts Relacionados
Deixe um comentário
Categorias
Procurar por tags
bottom of page