Neuropsicologia

Reabilitação Neuropsicológica

A Reabilitação Neuropsicológica é um processo no qual busca-se reduzir, compensar ou lidar melhor com os problemas cognitivos resultantes de uma disfunção ou lesão cerebral.

O enfoque da intervenção está na melhora do dia a dia do cliente e de seus familiares, promovendo maior autonomia e qualidade de vida.

Procedimentos

A Psicoeducação, que consiste em ensinar o cliente sobre suas próprias habilidades cognitivas, está no cerne da reabilitação neuropsicológica, possibilitanto seu empoderamento e um maior engajamento no uso de estratégias eficazes no dia a dia

As Intervenções Cognitivas envolvem o treino de habilidades e o treino de estratégias para contornar e compensar os déficits ou limitações cognitivas. Elas também compreendem modificações nas demandas do dia a dia e no ambiente do cliente.

A Psicoterapia, no contexto da Reabilitação Neuropsicológica, tem o intuito de auxiliar o cliente a lidar com suas próprias limitações e atualizar seu senso de identidade.

 

A orientação ao familiar ou ao cuidador fornece informações e reflexões sobre a condição atual do cliente, permitindo maior autonomia na resolução de problemas cotidianos e uma melhor comunicação entre o cliente e os membros da família e cuidadores. 

Intervenção Neuropsicológica para indivíduos SEM alteração no funcionamento cerebral

A psicoeducação e as estratégias de intervenção cognitiva podem ser associadas ao processo de psicoterapia para indivíduos com queixas de memória, desatenção e desorganização, que não necessariamente são justificadas por uma alteração neurológica ou por um transtorno psiquiátrico.

A partir do reconhecimento das próprias habilidades, forças e fraquezas cognitivas, o cliente é auxiliado a estabelecer metas realísticas para sua vida e engajar em estratégias mais eficazes para alcançá-las.

Neuropsicologia

O atendimento em neuropsicologia se divide em: Avaliação Neuropsicológica e Reabilitação Neuropsicológica

Avaliação Neuropsicológica


A Avaliação Neuropsicológica visa mapear o funcionamento intelectual e emocional, com o intuito de compreender melhor as queixas do dia a dia. Nesse processo, são identificados pontos fortes e fracos nas habilidades cognitivas e padrões de reações emocionais e de comportamento, possibilitando o levantamento de hipóteses diagnósticas e a sugestão de futuras intervenções.

Ao final da Avaliação Neuropsicológica, é fornecido um relatório com os resultados e as orientações para possíveis encaminhamentos.

Procedimentos


São realizadas entre 4 e 6 sessões, que consistem de entrevistas, observação clínica e aplicação de escalas, testes e tarefas que avaliam as habilidades cognitivas (atenção, memória, linguagem, percepção, controle mental, cognição social) e os aspectos emocionais. 

Principais demandas para a Avaliação Neuropsicológica

  • Auxílio diagnóstico para processos demenciais (doença de Alzheimer, demência Vascular, outras demências)

  • Auxílio diagnóstico para transtornos de aprendizagem (dislexia, discalculia)

  • Compreensão de fatores relacionados a dificuldades de aprendizagem

  • Auxílio diagnóstico para transtornos neuropsiquiátricos (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade - TDAH, transtorno do espectro autista - TEA)

  • Identificação do impacto das lesões encefálicas adquiridas (trauma cranioencefálico, acidente vascular encefálico, encefalite, tumor, etc.)

  • Compreensão de queixas de esquecimento, desatenção e desorganização (diagnóstico diferencial)

O QUE É
NEURO
PSICOLOGIA
O QUE É
COGNIÇÃO

Entre em contato

Acompanhe as redes sociais

Inscreva-se!

Para receber atualizações do blog e

informações sobre cursos e palestras

  • Blogger - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Preencha o formulário abaixo